Re: Dúvidas sobre os "Recursos adicionais" do EP

Paulo Eduardo Azevedo Silveira writes:
 > oi pessoal
 >
 > tambem tenho um monte de duvidas como o Leo, entao gostaria de saber se
 > isto esta a cargo de cada grupo ou nao.

Respondendo ao Leo tambem: tudo o que nao esta'  especificado no enunciado do
EP fica totalmente a cargo de cada grupo. Pensei que isso estivesse
implicito por isso nao disse.

O objetivo deste EP e' que voces se virem para projetar a arquitetura do
sistema e descubram que mesmo o problema parecendo simples (um servidor de
bate-papo), existem uma seria de detalhes importantes que vao aparecendo e
voces vao ter que ir tomando decisoes de projeto.

No inicio do BCC, em geral os EPs vinham todos mastigadinhos dizendo
exatamente o que voces deveriam fazer. Daqui pra' frente (e isso inclui as
suas carreiras profissionais) cada vez menos as especificacoes vao ser
detalhadas e precisas. Vai chegar o seu chefe e dizer: quero um servidor de
hamburguer pra' daqui a dois dias. Daí voce pergunta: o que e' um servidor de
hamburguer? E o chefe responde: sei la' mas pensando bem quero ele pra'
amanha. Como eu sou vegetariano, implementaria um servidor de hamburguer de
soja com cogumelos...

 > creio que nesse ep a gente sofre mais fazendo o jacorb rodar e entendendo
 > direitinho como o orb funciona do que na implementacao do Chat,
 > Chatclient, ChatRoom e etc...

E' essa a ideia. Quer dizer, nao fazer voces sofrerem mas fazer voces terem
contato com um ORB e conhecer todas as idiossincrazias envolvidas na criacao
de uma aplicacao distribuida usando CORBA. O fato de ser um servidor de
bate-papo e' irrelevante. Mas achei que a escolha do Jeferson (ele que
escolheu o bate-papo) foi muito feliz pois acabamos discutindo uma serie de
coisas (p.e. push vs. pull, a questao do servidor ter multiplos threads ou
nao). Foi uma boa escolha.

 > uma duvida, se na hora de rodar o naming service, a gente escolhe usar um
 > arquivo que seja disponivel pela rede (http://www/NSref), quando um
 > cliente acessa esse objeto, e chama um metodo dele, como eh feita a
 > atualizacao desse objeto?

Eu nao conheco este metodo de usar HTTP para acessar um arquivo do NS. Se voce
viu isso em algum lugar deve ser especifico de algum ORB. Ao que me consta,
nao e' o padrao e nao e' a forma usual de se fazer isso.

 > digo, esse NS fica toda a informacao dos
 > objetos, como que esse arquivo eh atualizado quando usado via web? ja que
 > os arquivos sao read only.

Na verdade, a web nao e' read-only :-) Existem comandos HTTP para
atualizacoes de arquivos nos servidores so' que só sao usados muuuito
raramente. Me parece que essa ideia de guardar os dados em um arquivo
acessivel atraves de HHTP seria mais para servidores de nomes só para leitura.

Cada grupo pode decidir.

Abracos,
Fabio.