Re: EP2: servico de nomes e IIOP

Oi Emerson,

Você não deve precisar mexer no arquivo jacorb.properties que
vem com o JBoss. Note, entretanto, que esse arquivo é usado só
pelo servidor. Ele está num lugar (o subdiretório conf do JBoss)
conhecido pelo servidor, mas ele não afeta em nada os clientes
CORBA baseados no JacORB.

Para um cliente CORBA/JacORB localizar o serviço de nomes CORBA
que roda dentro do JBoss, chame o cliente assim passando na linha
de comando um argumento assim:

 -DORBInitRef.NameService=corbaloc::host.do.servidor:3528/JBoss/Naming/root

Em vez da URL corbaloc, você pode usar outras alternativas:

 -DORBInitRef.NameService=IOR:...
 -DORBInitRef.NameService=file:/algum/caminho/NS_Ref
 -DORBInitRef.NameService=http://algum.servidor.web/algum/caminho/NS_Ref

Na primeira alternativa acima, IOR:... é a IOR do servidor de nomes, que
o JBoss manda para a tela. (A URL corbaloc representa essa IOR.) Nas duas
outras, NS_Ref é um arquivo contendo essa IOR. Qualquer uma dessas
alternativas pode ser usada para especificar a referência que o cliente
obterá quando chamar orb.resolve_initial_references("NameService").

Outra possibilidade é você colocar no seu diretório home um arquivo
.jacorb.properties que será visto pelo cliente. Neste caso você
especifica o ORBInitRef.NameService no .jacorb.properties, como o
Emílio explicou.

A página do JBoss/IIOP fala sobre um outro arquivo de propriedades,
o jndi.properties. Clientes CORBA *não* precisam desse arquivo. Quem
precisa do jndi.properties são os clientes RMI. Em vez de usar
diretamente o serviço de nomes CORBA, um cliente RMI/IIOP interage
com esse serviço através da API JNDI, que é apenas uma "fachada" para
algum serviço de nomes ou de diretório. O arquivo jndi.properties
especifica o serviço concreto que ficará "por trás" da API JNDI.

Bom trabalho,

Reverbel