RE: RecordSet

Tiago Minchillo da Silveira writes:
 > Na interface RecordSet, há 3 métodos que não são abstratos: update(),
 > setFillFactor() e getFillFactor(). Isso significa que a implementação
 > desses métodos vai estar no RecordSet.java??

Não. Uma interface não pode conter nenhuma implementação de metodo. Em
outras palavras, todo método declarado dentro de uma interface é
abstrato (sem implementação), mesmo que o "abstract" não apareça na
declaração do método. O abstract só faz diferença em metodos de
classes.

Embora colocar abstract nos métodos de uma interface seja supérfluo,
muitos costumam fazê-lo apenas para deixar bem claro que esses métodos
devem ser implementados em outro lugar. Foi isso que eu quis fazer nas
interfaces do EP3, mas me distraí e acabei colocando o abstract em
alguns métodos e em outros não... Para o compilador não faz diferença
alguma, mas em termos de "bom estilo" de programação eu não deveria ter
feito isso. Estilisticamente falando, é bom você ser coerente: ou você
coloca abstract em todos os métodos de interfaces, ou não coloca
abstract em nenhum método de interface.

Agora vou editar o enunciado do EP3 para colocar os abstracts que faltaram
na interface RecordSet e deixar o texto "estilisticamente correto"...
Afinal, professor tem que dar bom exemplo! :-)

Hmmm... Agora vejo que no enunciado eu também esqueci de dizer o que
fazem os metodos setFillFactor() e getFillFactor() da interface
RecordSet. Bem, isso fica para outra mensagem...

Reverbel