Re: [ABE-L]: Estatistica Classica, Bayesiana e experimentos fisicos

Ola Renato,

Muito obrigado pela referencia. Interessante sua observaccao sobre o foco do problema. Vou tentar refrasear o exercicio que propus:

Descreva um experimento fisico no qual a análise de dados nao requer nenhuma informação sobre como o experimento foi realizado nem sobre teorias fisicas envolvidas.

Aproveito para acrescentar um comentario e uma pergunta. Quando um fisico vai ao laboratorio ele possui uma ideia prévia, condicionada por teorias testadas previamente (ou ate mesmo por modelos teoricos esteticamente apraziveis) do que irá obter. Todo o experimento, o numero de parametros do modelo e ate se os dados obtidos serao utilizados ou o experimento repetido dependerá desta idéia prévia. Após o experimento esta crença é modificada (pode aumentar a confiança no resultado ou não). Ai vai minha segunda pergunta:

Qual seria a forma, logicamente consistente, de descrever este processo tão comum nos laboratórios de Física?

Saudaçoes
Renato Vicente
GRIFE-EACH-USP

Citando Renato Martins Assuncao <assuncao@est.ufmg.br>:

Renato xara',

Descreva um experimento fisico que *nao* envolva a utilizaccao de
conhecimento a priori em sua analise de dados.

Nao existe. Qualquer modelo estocastico  para os dados  exige que a gente
defina
uma classe de distribuicoes o que inclui dizer se os dados sao
independentes, se
possuem distribuicoes iguais, se a distribuicao nao e' a mesma entao como
ela varia
(as medias variam linearmente com alguns x ??), etc. Isto e' o que?

Mas  a questao nao e' esta. E' se todo e qualquer aspecto desconhecido do
problema pode e deve ser modelado com uma distribuicao de probabilidade.
Mas deixo esta discussao para os mais competentes no assunto na nossa
lista.

Tem um fisico que escreveu um livro sobre estat bayesiana,... deixe eu
ver...

Bayesian Reasoning in Data Analysis: A Critical Introduction (Hardcover)

by Giulio D. Agostini (Author)

http://www.amazon.com/Bayesian-Reasoning-Data-Analysis-Introduction/dp/9812383565/ref=sr_1_1/102-5231354-1949732?ie=UTF8&s=books&qid=1189888119&sr=1-1

Nao li, nao sei se e' bom, fiquei curioso. Um dia, tendo tempo,
tendo um sofa', quem sabe...

Renato