Probabilidade

Caros,

Permitam-me contribuir com o e-mail do meu dileto amigo
Jorge na lista. A teoria das probabilidades é uma
ferramenta muito poderosa e, infelizmente, no nosso
país, fica mais restrita ao meio acadêmico, sem revelar
as suas grandes potencialidades na solução de inúmeros
problemas reais. Eu já externei esse ponto de vista na
lista quando enfatizei, logo após o desastre do avião da
TAM, que não há um estudo de "PRA" para calcular os riscos
(probabilidades x custos) de acidentes nos aeroportos do
País.

Claramente, estimar probabilidades de eventos raros é
um trabalho muito complicado. Pesquisadores da NASA
estimaram (em 1991) que acidentes com as "shuttles"
iriam ocorrer com chance de 1 para 100.000. Quando
a Challlenger Space Shuttle falhou depois de 25 vôos,
eles ficaram cientes que esses acidentes não seriam,
assim,tão raros.

Desde dezembro faço parte de uma equipe de cientistas da
que está desenvolvendo modelos matemáticos e estatísticos
para estimar as chances de grandes acidentes (eventos muito raros) no sistema elétrico da CHESF (sistema esse que é o
maior em linhas de transmissão do País).

Os modelos oriundos dos nossos estudos são extremamente complicados e o projeto está sendo tocado por
4 doutores da área de computação e matemática aplicada,
2 engenheiros elétricos e um único estatístico (eu).

Os modelos têm como objetivo determinar as chances de
grandes acidentes na rede elétrica da CHESF e envolvem
(até agora) teoria dos grafos, matróides, simulação
estocástica, modelos lineares generalizados, PRA,
processso estocásticos, entre outras técnicas.

Em tempo: meu maior interesse no projeto continua sendo acadêmico e por conta dele estou orientando uma tese de doutorado na Matemática (aluno Cláudio Cristino) da
UFPE. Nesses estudos, os seus membros já produziram
4 artigos científicos, sendo que um já foi publicado,
e outros dois estão sendo desenvolvidos.

Saudações,

Gauss Cordeiro