Re: [ABE-L]: Probabilidade

On Saturday 15 September 2007 20:36:05 gausscordeiro wrote:
> Claramente, estimar probabilidades de eventos raros é
> um trabalho muito complicado. Pesquisadores da NASA
> estimaram (em 1991) que acidentes com as "shuttles"
> iriam ocorrer com chance de 1 para 100.000. Quando
> a Challlenger Space Shuttle falhou depois de 25 vôos,
> eles ficaram cientes que esses acidentes não seriam,
> assim,tão raros.

Meu caro Gauss:

Copio parte de seu e-mail, que me chamou a atenção. Estatística e
probabilidade põem ardis na interpretação. Veja V. mesmo. A ocorrência de um
acidente de probabilidade dada como 1/100000 em n=25 provas não é
necessariamente um contra-argumento lógico contra a estimativa prévia. Digo,
logicamente. Esse evento pode demorar a repetir-se. Pode uma pessoa jogar na
loteria e ganhar após alguns poucos jogos (digamos, n=1, sortudo!) Isso muda,
para essa pessoa, a probabilidade de sorteio de um número?

Se a NASA reavaliou a probabilidade de falha, de duas uma. Ou errou
inicialmente e a probabilidade, de fato, não era 1/100000; ou está explicando
o "ruído", algo muito comum, mesmo entre cientistas e engenheiros de peso.
Ninguém gosta de "dar azar", certo?

Mesmo sendo frequentista ferrenho, Fisheriano devoto, admito que na Natureza,
muitos eventos, muitos mesmo, de absoluta relevância para nossas vidas, têm
probabilidades muito pequenas. De passagem, antes que amigos Bayesianos se
alvorocem em me pegar em um suposto deslize, o estatístico, na prática,
contrói suas probabilidades (via aleatorização), de sorte que amostragem e
experimentos planejados não sofrem os problemas de modelagem de dados
observacionais. ;-)

Abraços do

Zé C.