artigo no JB de 6/1/91

Caros Redistas,

Foi citado na rede (inclusive por mim) o corporativismo reinante nas universidades
federais e que nas avaliações elas não se mostram tão eficientes quando comparadas
com a USP, embora tenham melhorado significativamente nos últimos anos.

No final dos anos 80 e início dos anos 90, eu escrevi - com base em análises
estatísticas -, vários artigos em jornais (a maioria deles em co-autoria com o
Francisco Cribari) mostrando os problemas das universidades federais e a ineficiência
de muitos dos seus cursos.

Nos dias de hoje, já não tenho energia para iniciativas desse tipo. Entretanto,
passo para vocês o pdf do artigo "A crise da universidade brasileira" (de Cordeiro
e Cribari-Neto) publicado num domingo (6/1/91) no Jornal do Brasil.

À época tivemos um feedback de várias pessoas importantes, desde ex-presidentes
da SBPC e de autoridades da CAPES, Academia de Ciências e do CNPq.

Cordiais Saudações,

Gauss Cordeiro