[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Re: [ABE-L]: UNIFESP - Diadema



De fato, é curiosa essa escolha. Mas, a julgar pela ementa, quem a escreveu 
nada sabe de estatística, nem de computação. A ementa é pouco inspirada, 
parece até o índice de uma apostila da série Schaum's (ainda existe essa 
coisa?)

É bem provável que o ensino de estatística nessa unifesp fique na receitinha 
de bolo, mal aplicada, tipo Black Belt, ou coisa assim. Vai sair um 
bolo "solado".

Mas pergunto: quem garante que uma pessoa formada em estatística fará melhor 
do que um engenheiro, dadas essas condições e as formações de um e de outro? 
O único a reparar é que. na média, não fará ainda pior, decerto.

On Friday 15 February 2008 10:52:17 atpaes wrote:
> Prezados,
>
> Recentemente a UNIFESP, Campus Diadema, abriu concurso para professor
> adjunto em várias áreas, entre elas PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL E TRATAMENTO
> ESTATÍSTICO DE DADOS.
>
> Curiosamente, os doutores graduados em Estatística, Matemática ou
> Computação não puderam se inscrever, independentemente da experiência na
> área. Isto porque o pré-requisito para a vaga era GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
> QUÍMICA, MECÂNICA OU DE PROCESSOS.
>
> Imagino que o Departamento de Engenharia Química tenha preferência por
> algum professor que entenda a linguagem da área, mas restringir a vaga aos
> graduados em Engenharia achei demais. Ainda mais que o programa para a
> prova prática era o seguinte:
>
> 1.        Fundamentos de algoritmos computacionais
> 2.        A linguagem de programação
> 3.        Desenvolvimento e implementação de programas
> 4.        Programação em Fortran ou Matlab
> 5.        Estatística Descritiva
> 6.        Cálculo de Probabilidades e Variáveis Aleatórias
> 7.        Distribuição de Probabilidades: binomial e de Poisson
> 8.        Distribuição de Probabilidades: uniforme, exponencial e normal
> 9.        Amostragem e Distribuições Amostrais
> 10.    Distribuição “t”
> 11.    Distribuição “F”
> 12.    Inferência Estatística
> 13.    Testes de Hipóteses
> 14.    Análise de Variância
> 15.    Análise de Regressão e Correlação
> 16.    Construção de Modelos
> 17.    Análise estatística de dados experimentais
> 18.    Planejamento experimental fatorial completo e fracionado
>
> Conclusão: as inscrições para esta vaga foram prorrogadas, provavelmente
> pela falta de inscritos.
>
> Na minha opinião este é mais um exemplo de como o ensino da Estatística em
> outras áreas está caminhando para um ensino de baixa qualidade.
> Infelizmente tenho visto muitos “atropelos” em cursos de Estatística por
> aí. Alguns deles, acreditem ou não, são focados em instruções de como usar
> um software e procurar o “valor de p” na saída do programa. Nunca fui
> contra que graduados em Engenharia atuassem na Estatística, pelo contrário,
> temos entre nós, exemplos ótimos de engenheiros que se destacaram
> brilhantemente, mas excluir explicitamente estatísticos do ensino da
> estatística me deixou surpresa.
>
> Não tenho interesse por essa vaga, mas não pude deixar de me manifestar
> sobre isso.
>
> Ângela T. Paes