Re: [ABE-L]: UNIFESP - Diadema

"Mas pergunto: quem garante que uma pessoa formada em estatística fará melhor do que um engenheiro, dadas essas condições e as formações de um e de outro?"

Ninguém garante. Mas é um absurdo impedir que um bacharel em estatística, em igual condição de competir, participe do concurso. Os editais são muitas vezes preparados por quem não entende nada da área, nem sabe que existe um profissional chamado "estatístico". Vide o caso do Metrô de SPaulo que exigiu um matemático para exercer a função que, basicamente, era de um estatístico. Depois do nosso pedido (CONRE-3), o Metrô acabou aceitando estatísticos também (além do matemático), retificando o edital do concurso.

Um pouco mais de divulgação sobre a nossa profissão não faz mal a ninguém. Não se trata de "reserva de mercado" para os estatísticos, mas de corrigir uma distorção óbvia: para que ter bacharelado em estatística se o candidato a exercer o cargo de "estatístico" (ou algum outro cargo cujas ferramentas principais de trabalho são técnicas estatísticas além das básicas) precisa ser um matemático, engenheiro ou economista? Basta incluir o bacharel em estatística como possível candidato. O concurso, se bem feito, avaliará se o estatístico está apto ou não para o cargo em questão.

Doris