Re: [ABE-L]: Mancadinha Re: [ABE-L]: Confirmando

Amigo Basílio, Tukey, precursor de DM? Só se considerarmos que o jacknife, que
não é do Tukey, mas foi muito favorecido por ele, é o precursor do sistema de
inferência do DM. (Como um sistema de validação de modelos interna aos dados,
o que faz o método conhecido por DM). Na verdade, DM é, mesmo, do pessoal de
engenharia elétrica e de computação. Dos dois grupos que mais tinham acesso a
grandes computadores até recentemente. Infelizmente, não dá para "puxar a
brasa" para um estatístico em DM, que, aliás, não é estatística mesmo... Os
estatísticos que hoje mexem com DM, como alguns de Stanford, são "latecomers"
neste jogo.

Isto é só curiosidade. Não ajuda muito. DM está aí e estatística também. E
tantas coisas no meio de tudo, como os gadgets do Tukey, que nem ele próprio
chama de estatística, mas de EDA.

Incidentalmente, tenho apreciado suas manifestações. Admiro suas idéias e a
coragem com que as apresenta. Acho que nossa comunidade vai ter de agradecer
aos dois  Bragança Pereira pela contribuição dada.

Abraços fraternos.

Zé