Texto do Prof. Gilberto Paula sobre Norberto

Caros Redistas,

O Prof. Gilberto Paula, no meu entender, um dos pesquisadores de estatÃstica mais ativos

no PaÃs, me solicitou para divulgar na rede o texto abaixo sobre o Prof. Norberto - seu

orientador de mestrado. Gauss

"Prezados Colegas,
Convivi com o Prof. Dachs no perÃodo 76-82 na UNICAMP e gostaria de homenageÃ-lo falando um pouco da sua contribuiÃÃo para o desenvolvimento da EstatÃstica no Brasil.
O Prof. Dachs foi um dos pioneiros no Brasil na Ãrea de diagnÃstico de regressÃo, influenciando muitos alunos a atuarem no tema na dÃcada de 70. AnÃlise de dados, outro tema preferido pelo Prof. Dachs, em particular as tÃcnicas desenvolvidas por J. Tukey, jà eram ensinadas por ele aos alunos de EstatÃstica da UNICAMP. O Prof. Dachs foi muito importante para a consolidaÃÃo do mestrado em EstatÃstica da UNICAMP como coordenador de pÃs-graduaÃÃo, professor e orientador. O pioneirismo do Prof. Dachs nas Ãreas de regressÃo e anÃlise de dados muito contribuiram para o desenvolvimento da EstatÃstica Aplicada no Brasil.

Gilberto A. Paula
Prof. Titular do IME-USP
orientado de Mestrado do Prof. Dachs (1982)"

"Ajuda os teus semelhantes a levantar a sua carga, mas nÃo a carregues."
PitÃgoras