Re: [ABE-L]: Texto do Prof. Gilberto Paula sobre Norberto

Prezados Colegas
    Acabo de retornar aos emails e me deparo com esta triste
noticia. Gostaria de agregar,  ao excelente texto do
Gilberto, alguns detalhes pessoais do meu convivio com o
Norberto.
    Fui seu primeiro orientando de mestrado. Desde nosso
primeiro contato (por recomendacao do Caio), em sua casa no
ITA fui, entusiasticamente, recebido por ele.   Visitei-o,
praticamente, todas as semanas,  em Sao Jose para
trabalharmos na dissertacao, a qual durou mais de um ano
para ser preparada (de meados de 1973 a meados de 1974).
Fizemos um amplo exercicio de Monte Carlo, para estudar o
comportamento de alguns  testes nao-parametricos em pequenas
amostras. Estes resultados deram origem a uma das primeiras
publicacoes internacionais derivadas de uma dissertacao de
mestrado, senao a primeira (JSC&S, 7, 1-11,  1978).
     Suas contribuicoes a estatistica brasileira vao muito
alem desta particular orientacao, incluindo um texto
didatico em Estatistica Computacional (pioneiro, com
certeza), uma experiencia em estatistica aplicada no IBGE, a
Unicamp e a carreira internacional. Sem esquecer da sua
paixao por  EDA (analise exploratoria de dados) como ja
assinalado pelo Gilberto.
     A morte e sempre dificil de ser compreendida, mais
ainda  quando prematura. Era  um jovem, pelo menos ´a luz
dos parametros atuais! Espero que tenha descansado de seus
ultimos sofrimentos.
     Ficarao em minha memoria os almocos que gentilmente
me oferecia  em sua casa onde, pasmem, tomavamos leite.
Segundo ele um "porcao" (copao de leite), como costumava
dizer para sua pequenina filhinha. Desconfio que a vida
poderia ter sido mais generosa  com o Norberto, em face a
todos os
seus meritos  pessoais e academicos.

On Tue, 10 Mar 2009 11:39:34 -0300, gausscordeiro wrote
> Caros Redistas,
>
> O Prof. Gilberto Paula, no meu entender, um dos
> pesquisadores de estatística mais ativos
>
> no País, me solicitou para divulgar na rede o
> texto abaixo sobre o Prof. Norberto - seu
>
> orientador de mestrado. Gauss
>

> *****************
>
> "Prezados Colegas,
> Convivi com o Prof. Dachs no período 76-82 na
> UNICAMP e gostaria de homenageá-lo falando um
> pouco da sua contribuição para o desenvolvimento
> da Estatística no Brasil. O Prof. Dachs foi um
> dos pioneiros no Brasil na área de diagnóstico
> [...]

H.S.Migon
Instituto de Matemática e PEP/COPPE - UFRJ
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estatística
Caixa Postal 68507
21945-970 Rio de Janeiro, RJ
tel: 55-21 - 2562 8290 e 2562 7505, ext. 207
fax: 55-21 - 22709702
http://www.diretorio.ufrj.br/migon