Re: [ABE-L]: Um quarto de seculo!

Na minha experiencia , acho que o que atrapalha o ensino e portanto a divulgacao da estatistica para outros profissionais e que disciplinas de estatistica para outros cursos tem que ser lecionados nos anos finais do cursos e nao nos primeiros anos como em geral e feito Como ensinar uma metodologia cientifica como a estatistica se o individuo nao sabe nada de sua profissao e ciencia. Somente quando ele ja esta com algum conhecimento de sua profissao pode aprender a utilidade dos metodos cienticos como a estatistica.
O problema e convencer os coordenqadores de outros cursos .
Como disse no passado estatistica nao e matematica , e nao pode ser ensinada como matematica nos primeiros anos dos cursos. Nao estou dizendo que o estatistico nao precisa saber matematica, mas apenas que e mais dificil que matematica.
Novamente parafraseando um grande estatistico (Se nao me engano G Watson)
Variavel aleatoria para um matematico e apenas uma funcao mensuravel, para um estatistico e a alma de uma observacao. Ou de outra forma: a observacao e o nascimento de uma variavel aleatoria. Basilio + Prof. Marinho G. Andrade Filho Escreveu:
Caros, Acho muito difícil divulgar o potencial da estatística para outras áreas quando nos currículos destas áreas, tais como engenharias, biologia e outras, o pouco conteúdo de estatística que é ministrado tem sido dado de forma diluída em algumas disciplinas destes curso, isso tem ocorrido com algumas engenhas ao ministrarem disciplinas de confiabilidade e controle de qualidade. Como resultado se ver fragmento de estatística ministrada para esses estudantes, em geral de forma superficial e por professores que mal conhecem meia dúzia de distribuições e nem, seque sabe fazer um teste t para comparação de duas médias. Um caminho que acho interessante seria promover, para estudantes e profissionais destas diferentes áreas, palestras e apresentações de aplicações da estatística de bom nível aos problemas destas áreas (porém com uma visão mais aplicada do que teórica). Mas acho que a estatística no Brasil ainda é muito jovem, e precisamos nos preocupar muito mais com a qualidade dos bacharelados e mestrados antes de pensarmos em outras áreas.
Abs.
Marinho
Silvia Emiko Shimakura escreveu:
Hedibert,
penso que temos que nos unir para que a Estatística no Brasil enquanto
conhecimento/área/profissão como um todo possa ter sua importância
reconhecida e admirada.
Acredito que todos que fazem uso da Estatística (com ou sem carteirinha)
gostariam de receber um olhar de admiração e não de espanto ou de
interrogação ao citar sua profissão.
Nós da área sabemos o quanto somos "sexies" :-)
Auto-estima não nos falta...mas o mundo não sabe disso. Volto a dizer...precisamos mesmo de um bom marketeiro.
Abs,
Silvia

Porque nao fazer isso sem o conre? Pelo que me lembro o conre exigia
que somente estatisticos fizessem estatistica.  Tomara que tenham
mudado, mas minha priori e' pouco credula nessa direcao.
Abs,
Hedibert
On Jun 1, 2009, at 11:58 AM, "Silvia Emiko Shimakura"
<silvia.shimakura@ufpr.br
> wrote:

Caros redistas,
como todos nós sabemos atrair bons alunos para a graduação em
Estatística
não é exatamente uma missão fácil. Penso que muito dessa
dificuldade pode
ser explicada pela falta de informação da sociedade em geral sobre q
uais
são as competências deste profissional. Ninguém tem dúvida do que
pode
fazer um médico, um advogado, um engenheiro, mas quantos sabem o que
 faz
um Estatístico?
Minha sugestão é que a ABE lidere juntamente com o CONRE um movimen
AMPLO de divulgação das áreas de atuação de um profissional de
Estatística. Porque não torná-la uma profissão "sexy" já que é
isso mesmo
que ela é? Se até o Lula tem seu marketeiro por quê não a
Estatística? Silvia
--
Profa. Silvia Shimakura, PhD
Laboratório de Estatística e Geoinformação

Basilio de Bragança Pereira
*Titular Professor of  Bioestatistics and of Applied Statistics
*FM-Faculty of Medicine and COPPE-Posgraduate School of Engineering and
HUCFF-University Hospital Clementino Fraga Filho.
*UFRJ-Federal University of Rio de Janeiro
*Tel: (55 21) 2562-2594 or /2558/7045
www.po.ufrj.br/basilio/
*MailAddress:
COPPE/UFRJ