[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Res: [ABE-L]: Desvio-padrão em dados não-normais



Acho que toda distribuição tem seus parâmetros de locação e de escala (de assimetria pode ser 0 em distribuições simétricas/elípticas). Quanto a momentos não se pode dizer o mesmo, por exemplo, a Cauchy tem momentos não finitos. Por outro lado, na distribuição assimétrica (Skew-Normal) de Azzalini, a média é dada em função do parâmetro de locação e de assimetria; a variância é dada em função do parametros de escala e de assimetria. Se lambda (parametro de assimetria) é igual a zero, vc tem os mesmos valores que a Normal. E desvio-padrão é a raiz quadrada da variância e ponto.

Acho que é por aí.
Clécio


De: Victor Fossaluza <victor.ime@gmail.com>
Para: Luis Salasar <lusalasar@yahoo.com.br>
Cc: abe-l@ime.usp.br
Enviadas: Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009 10:04:16
Assunto: Re: [ABE-L]: Desvio-padrão em dados não-normais

Boa pergunta! Tenho mais uma: sendo o desvio padrão a raiz da variância, então distribuições assimétrica também não tem variância?!?
Essa discussão me parece um tanto estranha dado que o desvio padrão é apenas uma medida de dispersão e não de simetria... Em minha humilde opinião (afinal também sou "apenas um estudante"), desvio padrão sempre existe e o fato de ser o ponto de inflexão da curva normal é uma particularidade, assim como tantas outras apresentadas pela distribuição normal (em geral, a normal é a excessão da regra e não o contrário!)
 
Atenciosamente,
Victor Fossaluza

2009/8/20 Luis Salasar <lusalasar@yahoo.com.br>
Olá,

a única coisa que me deixou muito intrigado foi a definição de desvio-padrão. Distribuições discretas não podem ter desvio-padrão? Como seria definido neste caso?

Luis Ernesto.



De: Romero Luiz M. Sales Filho <romero_sfilho@yahoo.com.br>
Para: abe-l@ime.usp.br
Enviadas: Quinta-feira, 20 de Agosto de 2009 11:17:07
Assunto: Re: [ABE-L]: Desvio-padrão em dados não-normais

Olá,

pelo que li, algum sentido realmente faz, nesta afirmação. O que não podemos é afirmar que apenas populações normais podem ter essa métrica calculada, até pq não é apenas a distribuição normal que é simétrica... Existem uma infinidade de outras curvas que são simétricas e justificariam a utilização dessa medida. Mas aguardo respostas de pessoas com maior experiência, pois ainda tenho muito o que aprender. Confesso que fiquei bastante intrigado e curioso.

Att,

Romero Sales Filho
UFPE



--- Em qui, 20/8/09, Luiz Sergio Vaz <luizvaz@sarah.br> escreveu:

De: Luiz Sergio Vaz <luizvaz@sarah.br>
Assunto: [ABE-L]: Desvio-padrão em dados não-normais
Para: "abe-Lista" <abe-l@ime.usp.br>
Data: Quinta-feira, 20 de Agosto de 2009, 10:57

    Bom dia.

    É muito comum, em trabalhos científicos, o pesquisador calcular média e desvio-padrão dos dados, mesmo que a distribuição seja assimétrica e não-Normal. Fazemos isso quase que automaticamente, muitas vezes por exigênicas de bancas e editoriais, ou do pesquisador que acha que média sem desvio-padrão é como se fosse Claudinho sem Bochecha, goiabada sem queijo... Mas o seguinte texto me foi apresentado. Queria saber a opinião de vocês sobre estas afirmativas: são radicais ou devemos segui-las à risca ?
    "De qualquer conjunto de valores numéricos pode-se calcular a média, porém, desvio-padrão, somente as curvas normais o possuem, uma vez que, por definição, 'desvio-padrão é o ponto de inflexão da curva normal'. Portanto, curvas assimétricas jamais podem ter desvio-padrão (não faz sentido) porque, mesmo que tenham pontos de inflexão, como possuem muitas outras curvas matemáticas, eles dificilmente seriam simétricos em relação à média."
    Abraço,
    Luiz




Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes