Re: [ABE-L]: Ainda "Apenas Graduados podem trabalhar na Ãrea"

Resposta ao Paulo: NÃO. Isso tambÃm à assunto recorrente. Se for graduaÃÃo e
for considerada equivalente (revalidada) Ã brasileira, entÃo, SIM. Eu assisti,
em 1970, ou por aà (ouvi o cacÃfato), o Caio, no CONRE, conversando com o
presidente,  que lhe disse que o doutorado em estatÃstica (fala-se de um PhD
em Berkeley) nÃo atendia aos requisitos para o registro como estatÃstico. Na
discussÃo, Ãembro-me de um Caio irritado, retrucando com "... que à ser
estatÃstico? Ã contar bois nas esquinas?") Acho que o Caio obteve seu registro
(serviu pra alguma coisa, Caio?), via prova de aplicaÃÃo à EstatÃstica
anterior à regulamentaÃÃo da lei. Um outro professor da USP, mais cordato,
sentou-se num banco de escola para, ele jà doutor, talvez livre-docente, fazer
o bacharelado. Era uma escola particular qualquer. Este registrou-se. Vale a
pergunta - serviu para algo?

Houve quem, nos CONRE's, aventasse, corajosamente, a questÃo de se dar
registro a mestres e doutores em estatÃstica, independentemente de seus
bacharelados. Essa pessoa quase foi trucidada dentro daquilo que alguns deles
chamam de "O Sistema". De fato, a lei à Ãbvia a este respeito. Somente podem
registrar-se os formados em estatÃstica. O diploma de doutor do Gauss està
reconhecido (Ã vÃlido no Brasil) e isso serve para assumir-se posiÃÃes nas
universidades. Mas nÃo serve para registro como estatÃstico.

Houve, nestes dias, manifestaÃÃo na ABE-L, questionando se o doutorado em
engenharia elÃtrica de um nÃo engenheiro daria o direito de registro no CREA.
Eu sei que os doutorados costumam ser estreitos e nÃo formam engenheiros.
Notem a diferenÃa que existe entre as aplicaÃÃes de engenharia (civil,
elÃtrica) e medicina, entre outras, e a estatÃstica. As coisas nÃo sÃo
simÃtricas aqui. A resposta ao questionamento do colega deve ser nÃo. Eu acho
que o dispensÃvel à o registro, a profissÃo regulamentada de estatÃstico. Jà
para engenharia, acho que deve haver um controle social, por Ãbvias razÃes.
Atà acho que deveria ser como a da OAB, uma certificaÃÃo desse tipo, ou mais
estrita ainda. O diploma universitÃrio seria apenas UM requisito, longe da
suficiÃncia.

Abs

PS: insisto em dizer - tenho tido uma vida boa vida profissionalmente. Exceto
em llicitaÃÃes para concorrer a tarefas junto a ÃrgÃos governamentais, NUNCA
me foi solicitado apresentar registro em ÃrgÃo como o CONRE.

Ao contrÃrio, em algumas organizaÃÃes. o que conta à o doutorado e posiÃÃo de
(ex) professor universitÃrio,

Em uma companhia do governo, a CESP, apresentei-me, com o Prof. Savu
Savulescu, da engenharia elÃtrica da EESC (USP), para um estudo de
confiabilidade de sistemas de potÃncia. Foi por volta de 1978. Fui barrado por
nÃo ter registro. Sim... registro... no CREA. NÃo adiantou dizer que o estudo
teria natureza estatÃstica. Savu tambÃm nÃo poderia continuar pois,
estrangeiro, nÃo tinha registro no CREA. AliÃs, acho que ele foi para os EUA,
trabalhar na GE (sem CREA). Mas nÃo està escrito na regulamentaÃÃo da profissÃo
de estatÃstico que esses estudos sÃo NOSSOS privilÃgios? Ã como eu disse - nÃo
liguem... a lei à ineficaz.