Re: [ABE-L]: abe

Caros colegas,

Como outros, penso que limitar a apresentacao de trabalhos no SINAPE a
membros da ABE nao seja interessante (alem de ser uma atitude de certa
forma nao simpatica). Ela nao garantiria a fidelidade dos 'pseudo socios'. Dependendo dos valores, porque nao examinar uma diferenciacao
maior nas taxas de inscricao para nao socios e socios, especialmente
nas categorias dos nao- estudantes? [Entao mais util limitar a participacao na rede abe-l...] Ademais, no SINAPE queremos ter estatisticos, fisicos, biologos, matematicos, etc... nao? A Estatistica
permeia todas as ciencias, e nao podemos limitar uma reuniao cientifica
a socios. Acho que seria ate anti-cientifico...

Notem que a SBF (ja que foi aqui mencionada) tem um diferencial altamente
nao trivial em relacao a maioria das sociedades cientificas: o convenio
de plano de saude que tem com a Bradesco!! Por isto, para ser socio da
SBF precisa ser formado em fisica - pelo menos precisava ha alguns anos
atras  (como podem ver uma restricao totalmente diferente da usual). Desta
forma nao se trata de um exemplo tipico. Valeria comparar com outras
sociedades, que talvez tenham uma realidade mais proxima da ABE.

O que tenho experimentado em outras sociedades internacionais, eh que
ha um declinio na motivacao dos jovens. Divulgar as vantagens (como o
BJPS) faz parte, mas os jovens precisam tambem perceber que possa ser
um forum interessante para discussoes, para interagir fora de seu
circulo tematico, visando uma contribuicao ao desenvolvimento da disciplina, da ciencia, etc... Precisa-se mudar a mentalidade de
que associar-se a algo seja apenas uma forma de 'receber' coisas ou
vantagens. Nao sei bem como fazer, e em outras sociedades como a
Bernoulli, nos colocamos perguntas semelhantes. Apostaria que vemos
um tom predominantemente cinza nas cabecas, em qualquer reuniao de associados de quase qualquer sociedade cientifica, mundo afora...

Tenho uma outra questao: o SINAPE congrega naturalmente tambem probabilistas, e de modo geral, penso que uma proporcao ainda muito menor deles sejam socios da ABE. Nao quero dizer que nao tenham motivacoes para participar na ABE, mas isto pode e deve ser pensado pela comissao de que fala Pedro, pelo CD. O mesmo se aplica aa participacao de probabilidade no SINAPE. Pessoalmente acho importantissimo que se mantenha
viva e retome uma trajetoria crescente.

Saudacoes, Eulalia