Re: [ABE-L]: Logica e probabilidade

    Com relação á observação do Rodolfo Lourenzutti, o enunciado diz claramente "If you choose an answer for this question", ou seja, está explicitamente dito a qual questão o enunciado se refere: a si própria! E o entrelaçamento entre pergunta e resposta não só não deixa a questão sem nexo como freqüentemente proporciona questões muito perspicazes e criativas. Uma das minhas preferidas (extraída de um vestibular do final dos anos 80 e que eu sempre posto em fóruns sobre puzzles), que certamente não trará dificuldade alguma aos listeiros é:

    Sendo X e Y dois números inteiros e dado que somente uma das alternativas abaixo é verdadeira, identifique-a:

    a) X maior que Y
    b) X menor que Y
    c) X igual a Y
    d) X diferente de Y
    e) n.d.a.

    Manifestem-se sobre as minhas abordagens ao paradoxo da primeira pergunta e divirtam-se com essa segunda questão "bobinha",

Marcelo

Tudo bem, Marcelo Arruda, mas pra mim ainda não faz sentido.
A pergunta é "If you choose an answer for this question at random, what is the chance you will be correct?"
Então o termo "this question" faz alusão  a pergunta
"what is the chance you will be correct by choosing an answer at random?" (que é a própria questão).
Essa pergunta pra mim não faz sentido.
Portanto eu penso que está mal elaborada e que não é um paradoxo.
Mas essa é apenas a minha opinião.

Abraços.
--
Rodolfo Lourenzutti