Re: Composição da página Web

Oi Mario,

Você pode tentar o NVU (apt-get install nvu) que, embora altamente
meia-boca, é razoavelmente melhor do que nada.

No Windoze você poderia tentar o Macromedia Dreamweaver, que é muito
bom e tem uma edição trial. Pode valer a pena também dar uma olhada no
editor de HTML que vem com o Mozilla (a suíte Mozilla, não só o
Firefox).

CSS é chato prá burro de aprender mas, depois que você pega as manhas,
fica fácil. O maior problema com CSS, na minha opinião, é que as
coisas muitas vezes não ficam do jeito que você espera mas é difícil
descobrir porque.

Lembrem-se também de usar e abusar da formatação com divs - é muito
mais fácil que usar tabelas.

Para os que não sabem porque estamos falando nisso, a idéia toda do
Seaside é usar a aquele canvas html (do renderContentOn:) para gerar
uma estrutura de markups (um XHTML) e depois atribuir uma "semântica
estética" a essa estrutura usando CSS (os atributos de formatação não
devem portanto, embora possam, ser definidos no markup).

Lembrem-se que a interface, nesta fase, não tem que ficar maravilhosa,
ela tem que ficar funcional. Então não se desespere se o seu programa
estiver "feio" e, principalmente, não gaste muito tempo com estética,
já que vocês já vão ter bastante trabalho sem que tenham que se
preocupar com isso. Logicamente eu não estou querendo dizer que pode
esculachar - a interface tem que ser usável. :-)

Abraços e boa sorte,