Unwin e Shermer

Caros,

Como eu havia mencionado em minha mensagem inicial, o Stephen Unwin,
usando argumentos bayesianos, encontrou que a probabilidade de que Deus
existe é de cerca de 2/3 (67%). Um fato que merece nota, a meu ver, é
que o seu exercício foi refeito pelo Michael Shemer na Scientific
American. O Michael Shermer, contudo, usou probabilidades a priori um
pouco distintas daquelas usadas pelo Stephen Unwin; ele usou números que
lhe pareciam mais razoáveis, mantendo, contudo, a hipótese de "máxima
ignorância". O Michael Shermer encontrou que a probabilidade de que Deus
existe é de 2%. Em suma, nesse caso, é possível obter qualquer resultado
dependendo das prioris usadas. De minha parte, não coloco muitas fichas
no resultado do Unwin.

Sobre o Michael Shermer:

http://en.wikipedia.org/wiki/Michael_Shermer

e (TED Talk)

http://www.ted.com/index.php/talks/view/id/22?gclid=CKTy7ffExY4CFRGCGgodZivRwQ

Saudações,

FC

PS. Recomendo fortemente a TED Talk do M. Shermer.

--
Francisco Cribari-Neto               voice: +55-81-21267425
Departamento de Estatistica          fax:   +55-81-21268422

  Mistakes: it could be that the purpose of your life is only to
  serve as a warning to others.