[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico]
[Índice de assunto]
Re: [ABE-L]: faltam livros...
- Subject: Re: [ABE-L]: faltam livros...
- From: Paulo Justiniano Ribeiro Jr <paulojus@c3sl.ufpr.br>
- Date: Mon, 24 Oct 2011 12:51:30 -0200 (BRST)
No espírito de levantar pontos para reflexão acrescento ainda alguns
outros fatores que tem contribuido para o quadro que os colegas colocaram:
1. É preciso lembrar sempre que o curso de estatística é em geral um dos
que apresenta baixa relação candidato/ vaga.
Isto, pragmaticamente acaba atraindo entre os candidados, um grupo com
um certo perfil que veem ai a oportunidade de entrar na Universidade
pública e conseguir o diploma. Isto pode ser mais acentuado
em certas instituições/cursos.
2. a busca do diploma nem sempre sinaliza uma opção profissional, e por
vezes é percebida como uma forma de atendimento de exigencias
de qualificaçao. Em alguns (a nao todos!!!)
casos o que interessa é o diploma, nao importa
em que.
3. há até mesmo "alunos" que entram na Universidade com o interesse
explicito de desfrutar da condição de alunos
(RU, carteiras de estudante, etc)
Como os criterios de exigencias e jubilamento tem sido cada vez mais
flexiveis e complacentes,
fica fácil se manter no sistema as vezes sem cursar/aprovar em sequer uma
disciplina.
Neste ponto devo dizer que nao considero que tais ingressantes devam ser
apontados como viloes, carregar a culpa, etc.
Eles simplesmente utilizam das brechas do sistema e de suas imperfeições.
Cabe uma discussão **contínua** do sistema universitário para inibir estes
casos.
Além dos desvios "patológicos" acima há uma questão que considero
necessitar de mais discussão: o "estágio"
As ofertas no mercado de trabalho aliadas à necessidade e/ou ansiedade dos
alunos por ganhos
tornaram a universidade um passaporte/meio para obter vaga em estágio.
Em certos casos mudou-se o objetivo primário.
Isto é mais acentuado em certas áreas, incluindo estatística.
Claro que sou total e amplamente a favor do estágio na formação de
alunos -- na hora certa!
Entretanto tem havido desvios e abusos deste importante mecanismo,
seja cooptando alunos em periodos muito iniciais, cargas horarias
por vezes exorbitantes, e até mesmo prejudicando os profissionais da área.
Esta discussão tem estado na agenda de orgãos e coordenações mas
na minha opinião ainda há o que se avançar no tema.
Paulo Justiniano Ribeiro Jr
LEG (Laboratorio de Estatistica e Geoinformacao)
Universidade Federal do Parana
Caixa Postal 19.081
CEP 81.531-990
Curitiba, PR - Brasil
Tel: (+55) 41 3361 3573
VOIP: (+55) (41) (3361 3600) 1053 1066
Fax: (+55) 41 3361 3141
e-mail: paulojus AT ufpr br
http://www.leg.ufpr.br/~paulojus