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Re: [ABE-L]: faltam livros...



No espírito de levantar pontos para reflexão acrescento ainda alguns
outros fatores que tem contribuido para o quadro que os colegas colocaram:

1. É preciso lembrar sempre que o curso de estatística é em geral um dos que apresenta baixa relação candidato/ vaga.
Isto, pragmaticamente acaba atraindo entre os candidados, um grupo com
um certo perfil que veem ai a oportunidade de entrar na Universidade
pública e conseguir o diploma. Isto pode ser mais acentuado
em certas instituições/cursos.

2. a busca do diploma nem sempre sinaliza uma opção profissional, e por vezes é percebida como uma forma de atendimento de exigencias de qualificaçao. Em alguns (a nao todos!!!) casos o que interessa é o diploma, nao importa em que.

3. há até mesmo "alunos" que entram na Universidade com o interesse explicito de desfrutar da condição de alunos
(RU, carteiras de estudante, etc)
Como os criterios de exigencias e jubilamento tem sido cada vez mais flexiveis e complacentes, fica fácil se manter no sistema as vezes sem cursar/aprovar em sequer uma disciplina.


Neste ponto devo dizer que nao considero que tais ingressantes devam ser apontados como viloes, carregar a culpa, etc.
Eles simplesmente utilizam das brechas do sistema e de suas imperfeições.
Cabe uma discussão **contínua** do sistema universitário para inibir estes casos.


Além dos desvios "patológicos" acima há uma questão que considero necessitar de mais discussão: o "estágio"

As ofertas no mercado de trabalho aliadas à necessidade e/ou ansiedade dos alunos por ganhos
tornaram a universidade um passaporte/meio para obter vaga em estágio.
Em certos casos mudou-se o objetivo primário.
Isto é mais  acentuado em certas áreas, incluindo estatística.

Claro que sou total e amplamente a favor do estágio na formação de alunos -- na hora certa!
Entretanto tem havido desvios e abusos deste importante mecanismo,
seja cooptando alunos em periodos muito iniciais, cargas horarias
por vezes exorbitantes, e até mesmo prejudicando os profissionais da área.

Esta discussão tem estado na agenda de orgãos e coordenações mas
na minha opinião ainda há o que se avançar no tema.


Paulo Justiniano Ribeiro Jr
LEG (Laboratorio de Estatistica e Geoinformacao)
Universidade Federal do Parana
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