From: mlarruda@ime.usp.br
To: abe-l@ime.usp.br
Date: Wed, 9 Nov 2011 00:06:02 -0200

Subject: Re: [ABE-L]: Logica e probabilidade

    Respondendo aos e-mails do Rafael Stern, do Daniel Dantas e do Gabriel Bahia, eu vejo duas abordagens distintas para esse problema e, embora sejam (ou ao menos pareçam ser) conflitantes, não consigo encontarr argumentos a favor ou contra qualquer que seja:

    a) Se o enunciado dissesse explicitamente que "choose at random" significa escolher com probabilidades iguais, então o paradoxo circular de Dantas-Bahia seria uma prova de que o problema não tem resposta.

PORÉM:

    b) Se considerarmos que qualquer vetor (pA, pB, pC, pD) com soma 1 pode ser utilizado para escolher a resposta ao acaso, então podemos fazer:

P(acertar a resposta) = P(acertar | escolhi A)P(resposta certa é A) + P(acertar | escolhi B)P(resposta certa é B) + P(acertar | escolhi C)P(resposta certa é C) + P(acertar | escolhi D)P(resposta certa é D) =
= 0,25 pA + 0,50 pB + 0,60 pC + 0,25 pD.

    Nesse caso, chamando a soma 0,25 pA + 0,50 pB + 0,60 pC + 0,25 pD de S:

    I) Se tivermos um vetor ((0,1 , 0,3 , 0,5 , 0,1), por exemplo), tal que S = 0,5, então a resposta correta será B.
    II) Se tivermos um vetor ((0 , 0 , 1 , 0), por exemplo), tal que S = 0,6, então a resposta correta será C.
(aliás, (0, 0, 1, 0) é o único vetor que satisfaz S = 0,6))
    III) Se tivermos um vetor ((0,25 , 0,25 , 0,25 , 0,25), por exemplo), tal que S é diferente de 0,25, de 0,5 e de 0,6 (no exemplo, S = 0,4), então não haverá resposta correta.
    IV) Finalmente, se tivermos um vetor ((0,5 , 0 , 0 , 0,5), por exemplo), tal que S = 0,25, então tanto A quanto D serão respostas corretas.

    E o (aparente) conflito fica instalado pelo item III acima, onde a suposição de igualdade de probabilidades de escolha não conduz ao paradoxo da primeira abordagem!

    Com relação á observação do Rodolfo Lourenzutti, o enunciado diz claramente "If you choose an answer for this question", ou seja, está explicitamente dito a qual questão o enunciado se refere: a si própria! E o entrelaçamento entre pergunta e resposta não só não deixa a questão sem nexo como freqüentemente proporciona questões muito perspicazes e criativas. Uma das minhas preferidas (extraída de um vestibular do final dos anos 80 e que eu sempre posto em fóruns sobre puzzles), que certamente não trará dificuldade alguma aos listeiros é:

    Sendo X e Y dois números inteiros e dado que somente uma das alternativas abaixo é verdadeira, identifique-a:

    a) X maior que Y
    b) X menor que Y
    c) X igual a Y
    d) X diferente de Y
    e) n.d.a.

    Manifestem-se sobre as minhas abordagens ao paradoxo da primeira pergunta e divirtam-se com essa segunda questão "bobinha",

Marcelo