Re: [ABE-L]: EleiÃÃes diretas para reitor na USP

Caro Gabriel, gostei do seu e-mail. Mostra que à um conhecedor do
assunto. AlÃm disso, tenho um carinho especial pela UFRGS, onde me formei.
Permita-me acrescentar as suas ponderaÃÃes uma pergunta contÃbil:

Imaginemos um hospital. 100 pacientes, 10 mÃdicos e 40 funcionÃrios
tÃcnicos administrativos. O diretor geral decide se amputa algum membro
seu ou decide apenas medicar com aspirina. Vamos eleger esse por eleiÃÃo
direta. Eu paciente quero aspirina, os tÃcnicos nÃo sei (depende atÃ
do custo, nÃ?) e finalmente os mÃdicos serÃo poucos ouvidos.

Espero contribuir para a discussÃo, mas acho que que nÃo quero ir
para esse hospital democrÃtico se tiver gangrena...

SaudaÃÃes polÃmicas

Citando Gabriel Afonso Marchesi Lopes <marchesilopes@hotmail.com>:

Prezados,
NÃo conheÃo a situaÃÃo da USP, porÃm acompanhei ativamente duas
eleiÃÃes para a reitoria da UFRGS e fui membro da ComissÃo Eleitoral
para a EleiÃÃo da Vice-DireÃÃo do Instituto de MatemÃtica da UFRGS.
Aqui, o voto dos Docentes tem peso 0,7 (por forÃa de Lei) e o
restante, em geral (ou seja, nem sempre), Ã distribuÃdo igualmente
entre TAs e Discentes.
Entendo que a eleiÃÃo direta, ou seja, uma cabeÃa = um voto, Ã
inviÃvel, visto que a categoria dos discentes tenderia a se
sobressair muito em relaÃÃo Ãs outras, por outro lado, a atual
ponderaÃÃo à exagerada em prol dos docentes. Exemplificando: Nas
Ãltimas eleiÃÃes para a reitoria da UFRGS, caso todos os votantes
habilitados votassem, o candidato vencedor seria aquele que tivesse
exatos 1.933 votos docentes, mesmo que os outros cerca de 35 mil
indivÃduos da comunidade acadÃmica (32.532 discentes, 2.567
tÃcnico-administrativos e os outros 772 docentes) votassem no outro candidato.
Enfim, acredito que a eleiÃÃo direta nÃo à o caminho correto, porÃm
a atual distribuiÃÃo de pesos tambÃm à algo que deve ser repensado.
-- Gabriel Afonso Marchesi LopesAtuÃrio MTb/MIBA NÂ 2.068EstatÃstico
CONRE/4Â RegiÃo NÂ 9.765Bacharel em CiÃncias Atuariais - Faculdade
de CiÃncias EconÃmicas/UFRGSBacharel em EstatÃstica - Instituto de
MatemÃtica/UFRGSAcadÃmico da PÃs-GraduaÃÃo em PerÃcia e Auditoria -
NÃcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade/UFRGSTelefone:
(0xx51) 9727.2524