> Prezados,
> Optei como graduação, o curso de Geografia, o que foi de grande espanto para
> a minha família. Não recebi exatamente apoio e incentivo, mas ouvia que "no
> pior, ele pode dar aula".
> No fim da graduação descobri a Estatística, e me apaixonei. Fiz
> especialização em Estatística, e quero começar um mestrado logo. Agora, o
> espanto das pessoas é maior: o que mais ouço é "o que Geografia tem haver
> com Estatística??".
> É grande o desconhecimento sobre as duas ciências, e ainda mais sobre suas
> interfaces.
>
> 2011/4/3 Doris Fontes <
dsfontes@gmail.com>
>>
>> New York Times de hoje: When the Data Struts Its Stuff
>>
http://www.nytimes.com/2011/04/03/business/03stream.html
>> Em 3 de abril de 2011 09:02, Denise Britz do Nascimento Silva
>> <
denisebritz@gmail.com> escreveu:
>>>
>>> Gauss
>>>
>>> quem sabe a notícia abaixo do NY times ( que já esteve nesta lista antes)
>>> ajuda seu aluno a convencer aos pais que a Estatística é uma boa profissão e
>>> que o rapaz...se estudar e se dedicar à carreira...tem futuro :-) :-) .
>>> (Aliás..eu sempre acho que quem faz o que gosta tem futuro em qq carreira).
>>>
>>>
http://www.nytimes.com/2009/08/06/technology/06stats.html
>>>
>>> Abraços
>>> Denise
>>>
>>> Em 3 de abril de 2011 04:14, Doris Fontes <
dsfontes@gmail.com> escreveu:
>>>>
>>>> Vejam que curiso: no website do Depto de Estatística da UFRN
>>>> (
http://www.estatistica.ccet.ufrn.br/) há a seguinte enquete:
>>>> A Revista Super Interessante publicou uma matéria mostrando que
>>>> a ESTATÍSTICA É A PROFISSÃO DO FUTURO. Você concorda com essa afirmação?
>>>> Sim
>>>> Não
>>>> Não tenho opinião formada
>>>>
>>>> Os resultados parciais são:
>>>> Sim = 145 (65%)
>>>> Não = 54 (24%)
>>>> Não tenho opinião formada = 25 (11%)
>>>> Ou seja, 35% dos respondentes ainda não se convenceram que a Estatística
>>>> é uma carreira promissora.
>>>> Falta, sim, muita divulgação tanto ao aluno do Ensino Médio (que não
>>>> busca a carreira), ao ingressante (que não vê razão para se formar) e ao
>>>> empregador (que não vê razão para contratar).
>>>> Quanto ao início da carreira, eu particularmente não vejo problema
>>>> nenhum em começar "por baixo" em terreno desconhecido. O curso de
>>>> estatística é muito focado na área técnica e pouco nos informa sobre outras
>>>> áreas. Assim, para ser um bom estatístico, pode ser útil ter passado por
>>>> algumas áreas mais "chão" aprendendo/crescendo/amadurecendo um pouco, para
>>>> depois poder analisar com mais propriedade. Sou favorável, inclusive, do
>>>> voluntariado (que falta muito aos jovens estatísticos do Brasil).
>>>> Abraços,
>>>> Doris
>>>>
>>>> Em 2 de abril de 2011 22:13, Danielle Steffen
>>>> <
daniellesteffen@yahoo.com> escreveu:
>>>>>
>>>>> Prof. Gauss,
>>>>> ISso e muito comum. Lembro do trabalho de "evangelizacao" do Prof.
>>>>> Matias nos colegios do Rio, para divulgar o curso. E lembro de, como membro
>>>>> do DA na epoca, ligar para os RHs do Rio e explicar o que era o curso.
>>>>> Inclusive em relacao a base salarial, que sempre colocavam la embaixo.
>>>>> Alias, ficava tao brava com os estagios-escravos que as vezes eram colocados
>>>>> no mural, que sempre arrancava as folhas de la. Sempre falei que se voce
>>>>> comeca por baixo, demora mais pra subir. E uma questao de auto-imposicao.
>>>>> Nao tive o que reclamar depois.
>>>>> Abs,
>>>>> Danielle
>>>>> ________________________________
>>>>> De: gausscordeiro <
gausscordeiro@uol.com.br>
>>>>> Para:
abe-l@ime.usp.br
>>>>> Enviadas: Sábado, 2 de Abril de 2011 19:24:30
>>>>> Assunto: [ABE-L]: pequena ajuda
>>>>>
>>>>> Caros Redistas,
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Recebi hoje um email de um aluno (pediu para não ser identificado) que
>>>>> me disse que andava constrangido em sua casa, por está fazendo o terceiro
>>>>> ano de graduação de Estatística, quando seus irmãos mais velhos estavam se
>>>>> formando em Medicina e Engenharia Elétrica.
>>>>>
>>>>> Os seus pais sugeriram que ele deveria abandonar Estatística e fazer
>>>>> vestibular para um curso "de maior potencialidade" (segundo suas palavras).
>>>>>
>>>>> Depois de freqüentar a 12ª EMR, esse jovem ficou tão encantado com a
>>>>> Estatística que tomou a seguinte decisão (segundo suas palavras):
>>>>>
>>>>> "irá concluir o curso e fazer pós-graduação para ser pesquisador nesta
>>>>> área".
>>>>>
>>>>> Fiquei contente em saber que estamos ajudando que nossos alunos tomem
>>>>> decisões corretas.
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Boa noite,
>>>>>
>>>>> Gauss
>>>>>
>>>>> "There is no branch of mathematics, however abstract, which may not
>>>>> some day be applied to phenomena of the real world" (Lobachevsky).
>>>>>
>>>>>
>>>
>>
>
>
>
> --
> Atenciosamente,
>
> Raphael Saldanha
>
saldanha.plangeo@gmail.com
>