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Re: [ABE-L]: pequena ajuda



Caros Redistas,

Â

Em pleno domingo â dia canÃnico de descanso-, bom verificar que vÃrios colegas (DÃris, EulÃlia, Denise,

Renato, Carlinhos, ...) estÃo empenhados em buscar estratÃgias, para enfatizar melhor para a sociedade brasileira, o

papel importante da EstatÃstica, por englobar importantes tÃcnicas de gestÃo e de apoio em todos as Ãreas do conhecimento.

No passado, encontramos vÃrias pessos que deixaram a Engenharia para trÃs e foram trabalhar em EstatÃstica, inicialmente no

campo acadÃmico. Djalma Pessoa, Luiz SabÃia, Fernando Chyoshi e JoÃo Lizardo sÃo os nomes que me vem a mente agora.


Da minha geraÃÃo, vÃrios outros engenheiros: Luiz Hotta (nosso presidente), KaizÃ, Bartman, Amorim, entre outros,

motivados pelo Dachs, JÃlio Singer e eu abandonamos a Engenharia.

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Mais recentemente, o Michel Ferreira da Silva (professor da UnB), desistiu de cursar Engenharia no ITA, para fazer MatemÃtica na

UFPE. Ajudei a descobrir à EstatÃstica num curso de probabilidade que ministrei e depois, ele fez Mestrado (com o Cribari e Alejandro)

e doutorado com Silvia Ferrari, tudo de forma brilhante. Contudo, o processo de trazer bons talentos de outras Ãreas para a EstatÃstica

nÃo à trivial!

Â

Cordiais SaudaÃÃes,

Gauss

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"There is no branch of mathematics, however abstract, which may not some day be applied to phenomena of the real world" (Lobachevsky).



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Em 03/04/2011 11:32, Doris Fontes < dsfontes@gmail.com > escreveu:
Ainda nessa linha de estatÃstica + computaÃÃo grÃfica, hà muito material interessante sendo desenvolvido por universidades e/ou empresas Âque se dedicam à organizaÃÃo de dados para facilitar a sua leitura.

Um exemplo: A map of global earthquake intensity, showing magnitude and density of seismic activity weighted by population -
http://statpics.blogspot.com/2011/04/earthquakepopulation-density-map.html

Sobre o mercado: com a conta de cerca de 400 formandos por ano, acho que a disputa por estatÃsticos ainda vai continuar acirrada. Ainda mais se observarmos a alta demanda por estatÃsticos pelo mundo afora. Veja um exemplo: http://www.stat.ufl.edu/vlib/Index.html

Doris



Em 3 de abril de 2011 11:05, Renato AssunÃÃo <assuncao@est.ufmg.br> escreveu:
Caros ABELianos,

Para que os estatisticos possam realmente surfar nesta maravilhosa onda em que
"statistics is now the sexiest subject aroundâ e' necessario que
adaptemos e mudemos
muito a grade curricular dos cursos de graduacao e pos-graduacao (e a
valorizacao
de areas de pesquisa e publicacoes que hoje nao sao muito consideradas na
avaliacao pelos pares). E uma das areas muito necessitadas e' computacao.

Parece que finalmente convenci dois colegas meus, Marcelo e Marcos, a
criarem um curso de
computacao para estatisticos. O curso deve ensinar a mexer com grandes
bancos de dados
(fundamental em qualquer empresa hoje em dia) e ensinar a fazer um
pequeno software com
interface grafica para o usuario. Assim, o aluno podera' ficar
capacitado a construir solucoes
prop rias para problemas dentro de empresas. Oxala os alunos percebam a
importancia
desse curso optativo e se matriculem e facam ate o final. Oxala' o
sinape passe a ter sessoes
e apresentacoes com este carater. Oxala' parte dos estatisticos jovens
dediquem-se com afinco
a estas areas de pesquisa (visualizacao de GB de dados, tecnicas de
machine learning), etc.

Como esta tendencia ja foi iniciada nos melhores departamentos dos EUA
e como os estatisticos
jovens de la possuem este tipo de mentalidade, a gente deve ver estas
mudancas ocorrerem por aqui
tambem no futuro.

Um excelente testo e' o artigo do The American Statistician de Deborah
Nolan e Duncan Temple Lang:
Computing in the Statistics Curricula em
http://www.stat.berkeley.edu/~statcur/Preprints/ComputingCurric3.pdf
ou em
http://pubs.amstat.org/doi/pdf/10.1198/tast.2010.09132

Veja tambem este workshop liderado por estes autores, com muito
material disponivel para download:
Workshop: Integrating Computing into the Statistics Curricula
http://www.stat.berkeley.edu/~statcur/Workshop2/

Uma dificuldade para a implementacao desta ideia e' a falta de
familiaridade da maioria dos estatisticos
que sao os professores atuais com estas tecnicas, eu incluso. Mas eu
acredito firmemente que devemos
ensinar aos alunos (memso que tenhamos de aprender com eles) o que
eles vao precisar dentro de 20
anos e nao o que foi sexy ha' 20 anos atras.

Renato

Em 3 de abril de 2011 10:20, Raphael Saldanha
<saldanha.plangeo@gmail.com> escreveu:
> Prezados,
> Optei como graduaÃÃo, o curso de Geografia, o que foi de grande espanto para
> a minha famÃlia. NÃo recebi exatamente apoio e incentivo, mas ouvia que "no
> pior, ele pode dar aula".
> No fim da graduaÃÃo descobri a EstatÃstica, e me apaixonei. Fiz
> especializaÃÃo em EstatÃstica, e quero comeÃar um mestrado logo. Agora, o
> espanto das pessoas à maior: o que mais ouÃo à "o que Geografia tem haver
> com EstatÃstica??".
> Ã grande o desconhecimento sobre as duas ciÃncias, e ainda mais sobre suas
> interfaces.
>
> 2011/4/3 Doris Fontes <dsfontes@gmail.com>
>>
>> New York Times de hoje:ÂWhen the Data Struts Its Stuff
>> http://www.nyt imes.com/2011/04/03/business/03stream.html
>> Em 3 de abril de 2011 09:02, Denise Britz do Nascimento Silva
>> <denisebritz@gmail.com> escreveu:
>>>
>>> Gauss
>>>
>>> quem sabe a notÃcia abaixo do NY times ( que jà esteve nesta lista antes)
>>> ajuda seu aluno a convencer aos pais que a EstatÃstica à uma boa profissÃo e
>>> que o rapaz...se estudar e se dedicar à carreira...tem futuro :-) :-) .
>>> (AliÃs..eu sempre acho que quem faz o que gosta tem futuro em qq carreira).
>>>
>>> http://www.nytimes.com/2009/08/06/technology/06stats.html
>>>
>>> AbraÃos
>>> Denise
>>>
> >> Em 3 de abril de 2011 04:14, Doris Fontes <dsfontes@gmail.com> escreveu:
>>>>
>>>> Vejam que curiso: no website do Depto de EstatÃstica da UFRN
>>>> (http://www.estatistica.ccet.ufrn.br/) hà a seguinte enquete:
>>>> A Revista Super Interessante publicou uma matÃria mostrando que
>>>> aÂESTATÃSTICA à A PROFISSÃO DO FUTURO. Vocà concorda com essa afirmaÃÃo?
>>>> Sim
>>>> NÃo
>>>> NÃo tenho opiniÃo formada
>>>>
>>>> Os resultados parciais sÃo:
>>>> Sim = 145 (65%)
>>>> NÃo = 54 (24%)
>>>> NÃo tenho opiniÃo formada = 25 (11%)
>>>> Ou seja, 35% dos respondentes ainda nÃo se convenceram que a EstatÃstica
>>>> Ã uma carreira promissora.
>>>> Falta, sim, muita divulgaÃÃo tanto ao aluno do Ensino MÃdio (que nÃo
>>>> busca a carreira), ao ingressante (que nÃo và razÃo para se formar) e ao
>>>> empregador (que nÃo và razÃo para contratar).
>>>> Quanto ao inÃcio da carreira, eu particularmente nÃo vejo problema
>>>> nenhum em comeÃar "por baixo" em terreno desconhecido. O curso de
>>>> estatÃstica à muito focado na Ãrea tÃcnica e pouco nos informa sobre outras
>>>> Ãreas. Assim, para ser um bom estatÃstico, pode ser Ãtil ter passado por
>>>> algumas Ãreas mais "chÃo" aprendendo/crescendo/amadurecendo um pouco, para
>>>> depois poder analisar com mais propriedade. Sou favorÃvel, inclusive, do
>>>> voluntariado (que fal ta muito aos jovens estatÃsticos do Brasil).
>>>> AbraÃos,
>>>> Doris
>>>>
>>>> Em 2 de abril de 2011 22:13, Danielle Steffen
>>>> <daniellesteffen@yahoo.com> escreveu:
>>>>>
>>>>> Prof. Gauss,
>>>>> ISso e muito comum. Lembro do trabalho de "evangelizacao" do Prof.
>>>>> Matias nos colegios do Rio, para divulgar o curso. E lembro de, como membro
>>>>> do DA na epoca, ligar para os RHs do Rio e explicar o que era o curso.
>>>>> Inclusive em relacao a base salarial, que sempre colocavam la embaixo.
>>>>> Alias, ficava tao brava com os estagios-escravos que as vezes eram colocados
>>>>> no mural, que sempre arrancava as folhas de la. Sempre falei que se voce
>>>>> comeca por baixo, demora mais pra subir. E uma questao de auto-imposicao.
>>>>> Nao tive o que reclamar depois.
>>>>> Abs,
>>>>> Danielle
>>>>> ________________________________
>>>>> De: gausscordeiro <gausscordeiro@uol.com.br>
>>>>> Para: abe-l@ime.usp.br
>>>>> Enviadas: SÃbado, 2 de Abril de 2011 19:24:30
>>>>> Assunto: [ABE-L]: pequena ajuda
>>>>>
>>>>> Caros Redistas,
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Recebi hoje um email de um aluno (pediu para nÃo ser identificado) que
> ;>>>> me disse que andava constrangido em sua casa, por està fazendo o terceiro
>>>>> ano de graduaÃÃo de EstatÃstica, quando seus irmÃos mais velhos estavam se
>>>>> formando em Medicina e Engenharia ElÃtrica.
>>>>>
>>>>> Os seus pais sugeriram que ele deveria abandonar EstatÃstica e fazer
>>>>> vestibular para um curso "de maior potencialidade" (segundo suas palavras).
>>>>>
>>>>> Depois de freqÃentar a 12Â EMR, esse jovem ficou tÃo encantado com a
>>>>> EstatÃstica que tomou a seguinte decisÃo (segundo suas palavras):
>>>>>
>>>>> "irà concluir o curso e fazer pÃs-graduaÃÃo para ser pesquisador nesta
>>>>> Ãrea".
>>>>>
>>>>> Fiquei contente em saber que estamos ajudando que no ssos alunos tomem
>>>>> decisÃes corretas.
>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> Boa noite,
>>>>>
>>>>> Gauss
>>>>>
>>>>> "There is no branch of mathematics, however abstract, which may not
>>>>> some day be applied to phenomena of the real world" (Lobachevsky).
>>>>>
>>>>>
>>>
>>
>
>
>
> --
> Atenciosamente,
>
> Raphael Saldanha
> saldanha.plangeo@gmail.com
>