MAT 0121 - Cálculo Diferencial e Integral II

Este curso é uma continuação do curso MAT 0111 em que estuda-se com mais vagar o processo de integração segundo Riemann para funções de uma variável real a valores reais, bem como funções de várias variáveis a valores reais, definindo para estes entes os conceitos de continuidade, diferenciabilidade e muitos outros.

O curso, ministrado remotamente, será dividido em agendas, que serão disponibilizadas aos alunos nesta página e no sistema E-Disciplinas. Cada agenda compreende, aproximadamente, o texto-base para o conteúdo a ser ministrado durante três aulas.

Na Agenda 1 estudaremos o conceito de integral segundo Riemann, introduzindo as somas de Riemann sob a motivação de calcular a área compreendida entre o gráfico de uma função suficientemente "bem comportada" e o eixo das abscissas. O processo consiste, grosso modo, em particionar o domínio e considerar a soma das áreas de retângulos como aproximações razoáveis da área que desejamos calcular. Conforme ilustra a animação abaixo, a aproximação é tanto mais precisa quanto maior for o número de retângulos.

Ainda nesta agenda apresentamos algumas aplicações deste processo, tais como o cálculo da área compreendida entre gráficos de funções, comprimento de curvas parametrizadas e de gráficos de funções, determinação do centroide de uma lâmina plana, cálculo do volume de um sólido de revolução e a área de uma superfície de revolução.

Na Agenda 2 estudaremos as chamadas "integrais impróprias", e começaremos o estudo de curvas no plano e no espaço, aprendendo como parametrizá-las e aplicar-lhes os conceitos do Cálculo Diferencial e Integral.

Em agendas posteriores veremos ainda alguns conceitos topológicos do "espaço" \(\mathbb{R}^2\) e \(\mathbb{R}^3\) definindo o que entendemos por conjuntos abertos, conjuntos fechados, conjuntos conexos por poligonais dentre outros.

Faremos, ainda, um estudo extensivo de uma importante subclasse da das funções de duas e três variáveis reais a valores reais, definindo o que entendemos por limites, continuidade e diferenciabilidade nestes casos. Apresentaremos diversas ferramentas que nos permitirão extrair informações valiosíssimas sobre tais funções, que são de uso corrente em todas as Ciências Exatas.

O curso contará com o auxílio de um novo monitor, o Gabriel.

  • Conteúdo Programático do Curso

  • Integral definida. Aplicações.
  • Integrais impróprias.
  • Curvas no \(\mathbb{R}^2\) e no \(\mathbb{R}^3\). Representação paramétrica.
  • Comprimento de curvas.
  • Conjuntos abertos, fechados, conexos por poligonais em \(\mathbb{R}^2\) e em \(\mathbb{R}^3\)
  • Funções de duas ou mais variáveis. Limites, continuidade e diferenciabilidade.
  • Gradiente. Regra da Cadeia. Teorema do Valor Médio. Derivadas de Ordem Superior.
  • Teorema de Schwarz. Fórmula de Taylor.
  • Máximos e mínimos.

Dias e Horários

Aulas

Dia Horário
Segunda-feira 08h00 às 10h00 ✔
Quarta-feira 10h00 às 12h00 ✔
Quinta-feira 08h00 às 10h00 ✔

Monitoria

Dia de Atendimento Horário de Atendimento
Terça-feira Das 7h30 às 9h30 ✔

  • Agendas do Curso de Cálculo de Cálculo Diferencial e Integral II - MAT 0121

  • Agenda 1

    Motivação: o processo de integração segundo Riemann; Integral de Riemann. Partições de um intervalo; Riemann-integrabilidade: soma de Riemann superior e inferior; Propriedades da integral de Riemann; Teorema da Média; Aplicações da integral definida: área da região delimitada por dois gráficos, cálculo do comprimento de curvas, centroide de lâminas planas, volume de sólidos de revolução e áreas de superfícies de revolução. Apêndice: Rudimentos da Teoria de Integração segundo Riemann

  • Agenda 2

    Motivação para o estudo de integrais impróprias; Extensões da noção de integral de Riemann; Estudo da convergência ou divergência de integrais impróprias; Aplicações de integrais impróprias; Cálculo de integrais de funções descontínuas em uma quantidade finita de pontos.

  • Agenda 3

    Curvas em \( \mathbb{R}^2\) - O sistema de coordenadas polares; Gráficos de funções dadas em coordenadas polares: \( r = f(\theta)\) Como representar graficamente sistemas de inequações em coordenadas polares; Coeficiente angular de uma curva dada em coordenadas polares; Esboço de curvas dadas em coordenadas polares; Como relacionar coordenadas polares e cartesianas; Áreas delimitadas por curvas dadas em coordenadas polares; Área delimitada por duas curvas dadas em coordenadas polares; Cálculo do comprimento de uma curva dada em coordenadas polares; Apêndice: parábolas e elipses em coordenadas polares (com pólo na origem e no foco).

  • Agenda 4

    Funções de variável real a valores vetoriais. Limites, continuidade e derivabilidade de tais funções. Classes de diferenciabilidade de funções de variável real a valores vetoriais. Regra da Cadeia. Curvas em \( \mathbb{R}^2\) e em \( \mathbb{R}^3\). Parametrização de curvas em \(\mathbb{R}^2\) e em \(\mathbb{R}^3\) - equações paramétricas. Parametrização de curvas especiais: a reta, a ciclóide, a hélice circular. Aplicações ao estudo dos movimentos. Comprimento de arco. Parametrização de uma curva por comprimento de arco. Vetor tangente unitário e vetor normal unitário principal. Curvatura de uma curva plana.

  • Agenda 5

    Funções de várias variáveis reais. Domínio e imagem de funções de duas variáveis reais a valores reais. Esboço do domínio de uma função de duas variáveis reais a valores reais. Operações com funções: soma, subtração, produto e quociente. O gráfico de uma função de duas variáveis reais a valores reais. Curvas de nível e curvas de contorno. Traços e seções. Noções métricas e topológicas de \( \mathbb{R}^2\): bola aberta, ponto interior, ponto de fronteira, interior de um conjunto, fronteira de um conjunto. Conjunto aberto. Ponto de acumulação de um conjunto \( X \subseteq \mathbb{R}^2\). Ponto isolado de um conjunto. Conjunto derivado. Conjunto fechado de \(\mathbb{R}^2\). Conjunto limitado. Conjunto compacto em \(\mathbb{R}^2\). Função limitada. Coberturas abertas. Subcoberturas. Teorema de Heine-Borel (enunciado). Segmento. Linha poligonal. Conjunto conexo por linhas poligonais. Limite de uma função de duas variáveis reais a valores reais. Inexistência de limites (critério dos caminhos).

  • Agenda 6

    Funções limitadas e funções infinitésimas. Propriedades dos limites. Limite do módulo, da recíproca, da soma, do produto e do quociente de funções de duas variáveis reais a valores reais. Continuidade de uma função de duas variáveis reais a valores reais. Exemplos: função constante, função linear, função afim, projeções na primeira e na segunda coordenada. Continuidade da soma, produto, recíproca e quociente de funções de duas variáveis reais a valores reais.

  • Agenda 7

    Derivadas parciais de uma função em um ponto de seu domínio. Exemplos. Interpretação geométrica das derivadas parciais de uma função de duas variáveis reais a valores reais em um ponto. Função derivada parcial e derivadas parciais de ordem superior de uma função. Classes de diferenciabilidade: funções de classe \(\mathcal{C}^k\,(U;\mathbb{R})\). O Teorema das Derivadas Mistas (Schwarz). Diferenciabilidade de uma função de duas variáveis reais a valores reais em ponto. Exemplos. Definição da diferencial de uma função. Propriedades das funções diferenciáveis. Teorema do Incremento e linearização. Diferenciabilidade \(\Rightarrow \) continuidade. Diferenciabilidade \(\Rightarrow \) existência de derivadas parciais. Condição suficiente para diferenciabilidade de uma função em um dado ponto. Plano tangente ao gráfico de uma função diferenciável em um ponto. Reta normal ao gráfico de uma função de duas variáveis reais a valores reais em um ponto.

  • Agenda 8

    Regra da Cadeia para composição de funções \(f: U \subseteq \mathbb{R}^2 \rightarrow \mathbb{R}\) com funções \( \sigma: I \subseteq \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R}^2 \). Exemplos de aplicações. O Teorema da Função Implícita para funções de duas e três variáveis; O vetor gradiente e suas propriedades. Definição precisa de vetor tangente ao gráfico de uma função de duas variáveis em um ponto; Derivada direcional; O gradiente como vetor que indica a direção e o sentido de maior variação de uma função de duas variáveis.

  • Agenda 9

    Fórmula de Taylor com resto de Lagrange; Máximos e mínimos locais; Pontos críticos de uma função. Máximos e mínimos em regiões compactas do plano; Formas bilineares; Formas quadráticas induzidas por uma forma bilinear simétrica; Classificação de formas quadráticas (formas definidas: positivas e negativas e formas indefinidas). Forma quadrática hessiana associada a uma função em um ponto. Classificação de pontos críticos de funções por meio da forma hessiana.

  • Slides sobre a Regra de Cramer

    Resumo histórico. Enunciado. Demonstração da regra (devida a Whitford e Klamkin).

  • Listas de Exercícios e Gabaritos

  • Fontes de consulta

  • BARATTIERI, A., Ensino Superior: O Cálculo Diferencial e Integral , Acessado em 23 de junho de 2021.
  • STEWART, J., 17 Equações que mudaram o mundo, ZAHAR editora, Rio de Janeiro, 2013.
  • CÁLCULO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Acesso em 23 de junho de 2021.
  • KLEINBERG, E. M., HENLE, J. M. Infinitesimal Calculus , Dover Publications Inc., Cambridge, MA, 1979.

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Rua do Matão, 1010 - CEP 05508-090 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3091-6193 E-mail: j.berni@unesp.br

Freevisitorcounters.com