Determine \(a\) para que a reta tangente ao gráfico de \(g\) no ponto de abscissa \(1\) seja paralela à reta \(y=2x+3\text{.}\)
Dica.
Você consegue ver \(g(t)\) como uma composta para aplicar a regra da cadeia? E mais: qual a condição para que duas retas sejam paralelas?
Resposta.
\(a=3\)
Solução.
A reta tangente ao gráfico de \(g\) no ponto de abscissa \(1\) ser paralela à reta \(y=2x+3\) significa que \(g'(1)=2\) (retas paralelas têm o mesmo coeficiente angular e o coeficiente angular da reta tangente ao gráfico de uma função real derivável é o valor de sua derivada no ponto de tangência).
Isto posto, notamos que \(g(t)=f\big(\gamma(t)\big)\text{,}\) onde \(\gamma(t)=(2t^3-4t, t^4-3t)\text{.}\) Usando o Teorema A.6.4 e as observações iniciais, temos que
O sistema de coordenadas \((r,\theta)\text{,}\) apresentado no Exercício 1.6.6, é chamado de sistema de coordenadas polares, como pólo na origem. As relações \(x=r\cos\theta\) e \(y=r\sin\theta\) podem ser visualizadas na figura abaixo.
Figura1.6.2.Coordenadas polares e cartesianas.
Uma aplicação interessante desse sistema é a numeração das rodovias radiais e transversais do estado de São Paulo, como pode ser verificado nas páginas 11 e 12 deste documento 1 .